Celulares no futuro poderão vir sem botão físico
Tecnologia
Sensores ultrassônicos poderão substituir botões nos smartphones
Os botões podem deixar de existir nos smartphones em um futuro próximo. Para alcançar este resultado, a empresa Ultrasense desenvolveu sensores ultrassônicos que podem ser alocados sob qualquer superfície, incluindo vidro. A tecnologia permite que o telefone venha sem botões físicos ou costura, o que possibilita dispositivos à prova d’água e de poeira, bem como internet mais veloz por conta do 5G.
Este novo tipo de sensor também pode ser utilizado sob metal e até em superfícies como madeira e couro. Devido à versatilidade, a Ultrasense não pretende usá-los apenas nos celulares: os engenheiros planejam levar a tecnologia para dispositivos domésticos e hospitalares.
Os sensores ultrassônicos também reconhecem tipo de toque do usuário e conseguem identificar o nível de força aplicada. Dentre as possíveis funcionalidades, os componentes poderiam acionar a câmera de selfies, ligar e desligar o aparelho, ajustar o volume e até exibir informações ocultas ao utilizar gestos como pressionar, tocar levemente ou deslizar, por exemplo.
Dependendo da forma com que os sensores forem posicionados, ainda podem representar uma maneira mais eficiente de controlar games, já que qualquer área do celular pode ser usada para abrigar a tecnologia. Os sensores podem ficar nas laterais, na traseira e, como já acontece, na tela.
Além de fortificar o smartphone e deixá-lo com maior durabilidade, a nova tecnologia ainda permite que os telefones apresentem designs mais ousados. Esse é um grande desafio quando se constrói um celular com botões físicos, tendo em vista que os telefones necessitam de uma base plana para serem alocados.
Mais sobre Tecnologia
- Enem: Chat GPT fez o exame, será que Inteligência Artificial conseguiu atingir a nota MÁXIMA?
- Novidade: placa-mãe com conectores na parte de baixo vão mudar o visual dos computadores
- Orkut de volta? Sim, mas por outros motivos
- Homem casa com holograma e relação entra em crise; entenda..
- Carro voador é aprovado em testes e recebe certificação para voar