JSOFT

Conheça Melanie Perkins

Tecnologia
Thruarlley Marttins - 2021-09-21 23:13:55
IMG

Cofundadora e CEO do Canva — empresa que quase dobrou de valor durante pandemia, (Jovem de 32 anos lidera startup de tecnologia que, hoje, é avaliada em US$ 6 bilhões).

 

No fim do mês de junho, o Canva — plataforma online de design gráfico — anunciou que levantou US$ 60 milhões em investimentos. O aporte quase dobrou a avaliação da empresa, agora estimada em US$ 6 bilhões (antes, a startup era avaliada em US$ 3,2 bilhões). De acordo com comunicado, hoje, a plataforma é usada por 30 milhões de pessoas ao redor do mundo, com a criação de cerca de 80 designs por segundo.

 

A CEO e cofundadora do negócio em expansão é a jovem australiana Melanie Perkins, de 32 anos. Filha de uma professora australiana e um engenheiro malaio, de origem filipina e do Sri Lanka, ela começou a empreender ainda muito jovem: aos 14 anos, vendia lenços artesanais em lojas e mercados em Perth, sua cidade natal. Aos 19, fundou, ao lado de Cliff Obrecht (também cofundador do Canva e seu noivo), o projeto que antecedeu a plataforma, a Fusion Books. Trata-se de uma ferramenta online de design que ajuda escolas a criar anuários. A Fusion cresceu tanto nos anos seguintes que Melanie deixou a faculdade para focar no negócio — que ainda existe e teve expansão para França e Nova Zelândia.

 

A empreendedora e seu sócio, contudo, sabiam que era possível fazer algo de alcance ainda maior. Em 2013, o Canva foi criado — depois de três anos tentando conseguir investimentos para viabilizá-lo. Em entrevista à BBC, Perkins contou que foram centenas de rejeições até conseguir o investimento para a criação do negócio. Cameron Adams, ex-executivo do Google, juntou-se a ela e Cliff Obrecht como cofundador.

 

A ideia da necessidade de uma plataforma nesses moldes, que permite que mesmo pessoas leigas façam design profissional, de forma simples e online, veio quando a empreendedora estava na faculdade, em 2007. Ela ensinava outros estudantes a usar softwares de design. Vendo quão difícil era dominar as ferramentas disponíveis, surgiu ideia de criar algo que simplificasse o processo.

O Canva é uma plataforma de uso gratuito, mas que oferece versões pagas com mais recursos — como o Zoom, que também cresceu na pandemia. Na versão gratuita, é possível ter acesso a templates, modelos para redes sociais, fotos e elementos gráficos. Nas pagas, há mais opções disponíveis, além de kits de marca e acesso a imagens profissionais. 

 

Em entrevista à Forbes, em 2019, a empreendedora disse que o negócio vinha sendo lucrativo nos dois anos anteriores.

 

Ainda que a ferramenta tenha alcançado tanto sucesso, a empreendedora é adepta da simplicidade (ela e o noivo preferem viagens econômicas a jatos particulares). Além disso, ela gosta de estar atenta à experiência das pessoas na ferramenta. Ao Entrepreneur, em 2019, ela contou que, todas as manhãs, a primeira coisa que fazia era entrar nas redes sociais do Canva e ver o que a comunidade estava dizendo. “Eu acho muito motivador ouvir suas incríveis histórias de design e também ouvir o feedback do que eles gostariam que melhorássemos na plataforma.”

 

 

 

Acesse:
Compartilhar:

A G7 Mídia Digital...

Para quem tem uma empresa, a G7 Mídia Digital é um portal onde você tem a oportunidade de divulgá-la por um preço mais acessível.

Dicas mais lidas do mês
Copyright © 2025 Todos os direitos reservados | Este template é baseado em Colorlib | Desenvolvido por JEAL