WhatsApp poderá ser realmente BANIDO!!!
Internacional
Caso não cumpra as regras estabelecidas pelo governo do Reino Unido, o WhatsApp poderá ser banido nesses países. Confira as novas leis.
Podemos afirmar sem sombra de dúvidas que o WhatsApp é o aplicativo preferido dos brasileiros em virtude das várias possibilidade para a vida pessoal e profissional. O aplicativo permite que sejam enviadas mensagens de texto, imagens, vídeos e também documentos em PDF, além de também ser possível realizar ligações gratuitas quando estiver conectado à internet.
O aplicativo foi criado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, que eram veteranos da Yahoo e a sua sede se encontra em Santa Clara, na Califórnia. Desde que lançado, o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados em todo o mundo e a empresa responsável pela plataforma, a Meta, está sempre procurando realizar novas atualizações para melhorar a experiência dos usuários.
No entanto, recentemente o WhatsApp negou o pedido de diminuição na proteção de mensagens para os usuários e, por isso, está correndo o risco de ser banido.
WhatsApp poderá ser banido em breve
Recentemente, o WhatsApp se recusou a enfraquecer a privacidade das suas mensagens criptografadas, com isso, o aplicativo está correndo sério risco de ser banido em alguns países do Reino Lei. Dessa forma, caso a Lei de Segurança Online seja aprovada, o mensageiro poderá ser obrigado a diminuir a proteção de textos com criptografia.
Segundo Will Cathcart, que é o atual diretor do WhatsApp, a empresa prefere que a plataforma seja banida dos países do que diminuir o nível de segurança dos seus usuários. Então, caso as autoridades do Reino Unido venham a solicitar que a privacidade da ferramenta seja menor, o aplicativo poderá de fato parar de funcionar nos países em questão.
Além disso, o WhatsApp não é a única plataforma que já negou alterar a sua política de privacidade. O mesmo aconteceu com o Signal, que consiste em um aplicativo de mensagens concorrente ao WhatsApp, que também afirmou que pode parar de oferecer os seus serviços no Reino Unido caso a lei passe a exigir que a criptografia de mensagens chegue ao fim.
Vale ressaltar ainda que com a tecnologia da criptografia de ponta a ponta o usuário do WhatsApp está protegido, uma vez que a medida impede que outras pessoas tenham acesso às mensagens que foram enviadas entre os usuários. Isso faz com que diversas situações sejam impedidas, como a quebra de sigilo de decisões judiciais.
Sendo assim, caso a empresa responsável pelo aplicativo opte pelo fato de recusar a cumprir as ordem do governo, as multas poderão chegar a 4% do faturamento anual da Meta. Para que isso seja evitado, a empresa prefere ficar de fora do Reino Unido.
Lei tem como objetivo combater crimes online
Segundo informado pelo The Guardian, o governo do Reino Unido tem direito a exigir a remoção de criptografias através da lei de poderes de investigação desde 2016, no entanto, as autoridades não realizaram algo deste cunho até o momento.
Caso a Lei de Segurança Online seja aprovada, o governo poderá exigir que o WhatsApp adote as políticas de moderação de conteúdo. A nova lei tem como objetivo combater os crimes virtuais, especialmente os que estão relacionamentos ao terrorismo e o abuso sexual infantil online.
Mais sobre Internacional
- Siemens - A história do programador que planejou falhas periódicas em software
- Submarino de expedição ao Titanic: médico explica chances de sobrevivência conforme oxigênio diminui
- Bíblia é banida de escolas por conter “pornografia, vulgaridade e violência”
- Stranger Things: Criador confirma teoria de fãs para 5ª temporada
- Juiz dá prazo para ex-empregado da Tesla aceitar US$15 mi em caso de racismo