CHUCHU!?? Cereja em calda é chuchu?
Curiosidades
Entenda a polêmica e veja receita.
Boato circula há tempos na internet, mas não é preciso se preocupar. Basta ficar atento à embalagem!
Elas são vermelhas, brilhantes, suculentas e doces. Tão perfeitas que nem parecem de verdade. Talvez seja por isso que circula há anos o boato de que as cerejas em calda encontradas nos supermercados são, na realidade, feitas de chuchu. Verdade ou mentira?
A resposta correta é: depende. A cereja em calda não chegam aos supermercados sem antes passar por um rigoroso processo de seleção e preparação, fundamental para garantir cor e sabor. Além disso, costuma ser um item caro e sazonal.
Mas é possível, sim, fazer um confeito semelhante à cereja em calda utilizando chuchu — ou outros ingredientes gelatinosos, como alga. Cozidos, esses vegetais ficam com uma textura macia e sabor neutro, ideal para absorver corantes e saborizantes artificiais.
A prática de fazer confeito sabor cereja com chuchu é antiga. A desconfiança de que estão vendendo “gato por lebre” também circula há tempos.
Como diferenciar cereja e chuchu?
A principal maneira de saber se o vidro de cereja em calda é realmente cereja é ficar atento ao rótulo. O Código de Defesa do Consumidor proíbe empresas de colocarem nas etiquetas dos produtos informações que induzam o cliente ao erro — como prometer cereja e entregar chuchu com calda artificial.
Assim, fique atento se no rótulo aparece escrito explicitamente “cerejas em calda”. Se ainda estiver com o pé atrás, confira a lista de ingredientes. Por padrão, ela sempre é apresentada em ordem decrescente, ou seja, da maior quantidade para a menor. Se a fruta não estiver nas primeiras posições, pode significar que a cereja não é o principal ingrediente.
Algumas marcas optam por escrever “confeito sabor cereja”, que, em outras palavras, significa que as características da fruta são mantidas artificialmente, sem o ingrediente in natura. Mas também não significa que o doce foi produzido com chuchu.
Esses produtos, voltados para a indústria alimentícia, costumam ser feitas com amido modificado ou alga ágar-ágar — que proporcionam uma textura gelatinosa e firme, a absorção dos sabores e aromas e resistência ao calor. Na lista de ingredientes é possível checar essa informação.
Como fazer "cereja de chuchu" em casa?
À primeira vista, a ideia pode assustar, mas quem gosta do doce e não está disposto a pagar caro pode se beneficiar da estratégia. O chuchu tem sabor suave e neutro, por isso, com as técnicas corretas, pode adquirir novas texturas e gostos. Confira a receita da cereja de chuchu:
Ingredientes:
Chuchus firmes e maduros
Água
Açúcar
Suco de limão
Corante vermelho
Modo de preparo
Descasque os chuchus e corte-os em pedaços pequenos e redondos, iguais ao tamanho de cerejas.
Em uma panela, coloque água suficiente para cobrir os pedaços de chuchu.
Adicione uma pitada de sal e algumas gotas de suco de limão para manter verde do chuchu.
Leve a panela ao fogo médio-alto e deixe ferver por alguns minutos, até que os pedaços de chuchu fiquem macios.
Escorra a água dos chuchus cozidos e coloque-os em uma tigela.
Adicione açúcar suficiente para adoçar os chuchus a gosto, misturando delicadamente para cada pedaço ficar coberto de açúcar. Você também pode adicionar corante alimentício vermelho para dar uma cor mais intensa e semelhante às cerejas.
Deixe os chuchus descansarem na tigela por cerca de 30 minutos, para absorverem o açúcar e desenvolverem um sabor doce.
Depois disso, as “cerejas de chuchu” estão prontas para serem servidas.