UFL: um novo jogo de futebol, será!??
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Novo jogo de futebol apresenta sua gameplay pela primeira vez e anuncia de surpresa o astro português Cristiano Ronaldo como embaixador do game.
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A última quinta-feira, dia 27 de janeiro, pode ter sido histórica para o mercado de games de futebol. Depois de se apresentar na Gamescom de 2021, a Strikerz Inc., empresa criada em 2016 para desenvolver o novo jogo de futebol UFL, revelou as primeiras imagens de sua gameplay.
Além de reforçar a relação com os clubes parceiros (Besiktas, Borussia Mönchengladbach, Celtic, Monaco, Rangers, Shakhtar Donetsk, Sporting e West Ham) e seus jogadores-embaixadores (Oleksandr Zinchenko, Roberto Firmino, Romelu Lukaku e Kevin De Bruyne), a empresa ainda trouxe a bombástica aparição de Cristiano Ronaldo e seu anúncio como mais uma importante face à frente do jogo.
Conduzido pelo CEO da Strikerz, Eugene Nashilov, o evento durou pouco menos de 20 minutos e, na maior parte do tempo, apenas compilou informações já divulgadas, como os clubes parceiros e os jogadores que acreditam no projeto e estão envolvidos com o UFL. Nashilov aproveitou para reafirmar o compromisso de entregar um jogo gratuito, justo e sem handicap – mecânica de pareamento que busca nivelar as partidas e é recorrente alvo de críticas dos jogadores do concorrente FIFA, em especial para o cenário competitivo de e-Sports. A primeira grande notícia foi a confirmação do UFL ainda para 2022, mas “apenas quando estiver pronto”. Levando em consideração o mercado do nicho, não seria nenhum absurdo projetá-lo para o final de setembro ou começo de outubro, junto aos lançamentos de EA Sports e Konami.
O evento todo estava direcionado para apresentar a gameplay do jogo como a grande notícia do dia, mas um fato aconteceu antes e mudou totalmente o direcionamento. O CEO da Strikerz avisou que ia anunciar um novo embaixador e iniciou uma simulação de chamada de vídeo. Do “outro lado da telinha” estava simplesmente Cristiano Ronaldo! O português confirmou-se como parceiro do projeto UFL e ajudou a fazer a chamada para a revelação das primeiras imagens reais da jogabilidade do simulador de futebol.
É prudente lembrar que o jogo ainda está em desenvolvimento e, por mais que as primeiras imagens sejam animadoras e demonstrem a seriedade do projeto, não é um produto finalizado. Por um lado, é possível ver o design estético do possível principal modo de jogo muito similar ao FIFA Ultimate Team, com a montagem de elencos com jogadores de diferentes times, uma boa ambientação de estádios e o realismo na reprodução de jogadores.
Por outro, um olhar mais treinado pode ver alguns movimentos corporais não tão fluidos e alguns giros de tronco meio robóticos. Entretanto, aqui não vamos nos debruçar sobre o que uma gameplay não pronta mostra ou não do UFL e vamos focar em como, pela primeira vez na última década, temos um real novo player para tentar acabar com o domínio de Konami e EA Sports sobre o mercado.
A (possível) mudança no cenário de games de futebol
Como acompanhamos semanalmente na nossa enciclopédia dos games de futebol, a Gamepédia, a partir do lançamento nos anos 90 e sua consolidação nos anos 2000, Konami e EA Sports brigam incessantemente pela preferência dos amantes dos gramados digitais. Tivemos momentos com Winning Eleven e FIFA travando ótimos embates, depois a chegada de Pro Evolution Soccer entregando muita qualidade, mas o novo passo da Konami com eFootball não teve o impacto esperado e a EA está sem concorrentes à altura no momento.
O grande problema é que os games de futebol não estão à altura da paixão dos torcedores pelo maior esporte do mundo. Essa insatisfação não está restrita apenas aos jogadores casuais e está sendo publicamente expressa também por pro-players. Maior jogador brasileiro no cenário competitivo da Konami, Guilherme “GuiFera” conquistou o último e-Brasileirão e deixou claro em entrevista pós-campeonato que não sabe se continua caso o eFootball não seja corrigido. Do lado da Electronic Arts, a lenda Donovan “Tekkz”, da Fnatic, tuitou que a atual versão de FIFA é a mais chata de todos os tempos e vem criticando publicamente o jogo desde 2020.
Em agosto de 2021, Andreas Thorstensson, co-fundador da SK Gaming e ex-pro player de Counter-Strike, anunciou que estava desenvolvendo um novo simulador de futebol, GOALS. Apesar de um belo discurso de game gratuito, multiplataforma, pronto para o e-Sport e modelo play to earn com uso de tecnologia NFT, pouco foi apresentado de realista e cinco meses depois ainda não temos novidades concretas da evolução do projeto. Uma semana depois, em compensação, a Strikerz Inc. anunciou de surpresa na Gamescom que estava desde 2016 desenvolvendo UFL, um simulador de futebol que pretende dar fim ao handicap e ser ideal para o cenário competitivo.
Desde o primeiro momento, o projeto da Strikerz tem dado passos firmes para entregar uma boa experiência ao público. UFL conta hoje com cinco jogadores como embaixadores: Oleksandr Zinchenko, Roberto Firmino, Romelu Lukaku, Kevin De Bruyne e Cristiano Ronaldo. Além dos atletas, algumas agremiações também se tornaram parceiras do jogo de futebol e estarão completamente licenciadas. São elas: Besiktas, Borussia Mönchengladbach, Celtic, Monaco, Rangers, Shakhtar Donetsk, Sporting e West Ham.
Além dos acordos com jogadores e clubes, o UFL está bem amparado em termos de licenças e tecnologia para sua base de dados. A Strikerz já confirmou a parceria com a FIFPro, empresa que representa mais de 65 mil jogadores de futebol, e a InStat, companhia de análise de desempenho que vai fornecer estatísticas ao jogo. Além disso, o jogo utiliza a Unreal Engine como sistema gráfico e operacional do simulador de futebol, tal qual o eFootball da Konami.
A chegada de um nome de peso como Cristiano Ronaldo é o maior avanço do UFL até o momento e coloca o projeto em outro patamar. Não só pelas inúmeras conquistas ou a relevância como um dos maiores atletas da história, nem também por ser uma máquina de marketing e a personalidade mais seguida do Instagram, o português consolida a jornada da Strikerz como relevante no mercado porque é um empresário sério e o jogador de futebol que melhor cuida de sua imagem. Cristiano possui cinco sociedades ativas apenas em Portugal e mais vários investimentos pelo mundo, que passam por fitness, rede de hotéis, restaurantes, vestuário, tecnologia, perfumes e o ramo imobiliário. Ao aceitar vincular sua imagem ao UFL, Ronaldo nos faz acreditar que a Strikerz tem de fato um projeto sério e que chegará ao mercado para não passar vergonha – ao menos é o que esperamos.
Como um verdadeiro entusiasta dos games de futebol, que teve formação entre FIFA e Winning, que passou por Pro Evolution Soccer, que viu o fiasco do e-Football em seu primeiro ano e que hoje passa nervoso com o Ultimate Team do FIFA 2022, espero sinceramente que tenhamos um jogo honesto, sem handicap e que possa ao menos fazer sombra à EA Sports. Se for possível entregar um jogo melhor que os atuais, show; senão, que ao menos faça a EA Sports se movimentar e melhorar sua experiência no cenário competitivo e também de quem deseja apenas se divertir nos gramados virtuais.