JSOFT

É possível ter uma moeda única na América Latina?

Economia
Thruarlley Marttins - 2022-06-08 10:40:57
IMG

Inflação e a especulação assolam as moedas latino-americanas, trazendo à tona discussão sobre uma moeda única na região. Ideia é defendida por Lula. Mas será que poderia funcionar?

 

Para Luiz Inácio Lula da Silva, trata-se da independência de toda a região: "se Deus quiser, vamos criar uma moeda na América Latina, porque não tem esse negócio de ficar dependendo do dólar", disse o ex-presidente brasileiro no início de maio.

 

Resta saber se isso foi apenas uma tentativa de definir um tema na agenda da campanha eleitoral antecipada ou se Lula está realmente levando a ideia a sério.

 

Seja como for, a declaração gerou debate. O portal de negócios argentino El Destape perguntou: "Uma moeda única para toda a América Latina - isso é possível?".

 

Uma moeda chamada "Sur"

 

A ideia não é inteiramente nova. Fernando Haddad, candidato do PT nas eleições presidenciais de 2018 e atualmente pré-candidato ao governo de São Paulo, já havia levantado a questão de uma moeda única na América do Sul.

 

Em abril, o ex-prefeito da capital paulista e o economista Gabriel Galípolo trouxeram à tona novamente o tema em um artigo publicado pelo jornal Folha de S.Paulo.

 

Haddad e Galípolo sugeriram até mesmo um nome para a moeda digital sul-americana: "SUR", que significa "sul" em espanhol, o idioma da maioria dos países da região.

 

Caminho não é fácil

 

A ideia de uma moeda única é fácil de formular, mas o caminho para ela é mais difícil. Jacques D'Adesky, da Universidade Federal Fluminense, aponta como obstáculo as diferenças e rivalidades históricas existentes, por exemplo, entre Brasil e Argentina.

 

"A formação de uma zona de moeda única exigiria inicialmente muitas negociações entre os futuros parceiros", disse D'Adesky à DW, reforçando que tal processo levaria anos.

 

O economista Leandro Dias, do banco AkinTec, de São Paulo, prefere esperar para ver se a ideia sobreviverá à atual campanha eleitoral.

 

Para ele, porém, em princípio, o espaço econômico do Mercosul já contribuiu para que a região trabalhasse mais em conjunto.

 

Atualmente, no entanto, "a maioria dos países ainda quer manter sua soberania e independência econômica", destaca Dias.

 

Uma moeda única sul-americana, para Haddad, visa melhorar o comércio e integrar ainda mais os países da região. De acordo com a proposta do petista, ela deve ser apoiada por um banco central sul-americano como moeda digital. Para dar o primeiro passo nessa direção, no entanto, é necessária uma declaração de intenções de vários governos para que as negociações possam começar.

 

Euro como modelo

 

A introdução de uma moeda latino-americana única teria também uma dimensão política, semelhante à do euro na Europa. A América Latina - ou a América do Sul - se aproximaria econômica e socialmente e seria vista como uma única área econômica.

 

O "SUR" proposto por Haddad seria, então, um precursor de um desenvolvimento político que poderia, eventualmente, levar a uma União Latino-Americana ou aos "Estados Unidos da América Latina".

 

Será um delírio? Ou em um futuro próximo, poderíamos dizer que isso pode se tornar realidade!??

 
 

Acesse:
Compartilhar:

A G7 Mídia Digital...

Para quem tem uma empresa, a G7 Mídia Digital é um portal onde você tem a oportunidade de divulgá-la por um preço mais acessível.

Dicas mais lidas do mês
Copyright © 2025 Todos os direitos reservados | Este template é baseado em Colorlib | Desenvolvido por JEAL