O jogo Tales of Dorime foi desenvolvido pelos estudantes @udany e @joaovs98 como um demo e está disponível aqui: http://dorime.udany.net
Na batida do meme que é SUCE$$O em 2020 (mais precisamente na quarentena - rsrs), vamos acompanhar esse vídeo bem humorado entre pai e filho.
O desafio proposto pelo filho é que o pai não ria de jeito nenhum, será que ele conseguiu!? Só assistindo pra saber..
Ler mais
O meme surgiu a partir da letra da música Ameno, lançada em 1997 pelo grupo francês Era.
A letra da música usa as expressões dori me (acredite, a escrita é separada) e ameno, vindas do latim macarrônico (será que vem do macarrão!? Huuuum yame yame - rsrs..).
Mas ninguém sabe ao certo o que elas significam de verdade, já que provavelmente foram inventadas pelo grupo.
E é claro que a internet logo se encarregou de transformar isso em.. é óbvio né, em meme!
Desde o final de 2019, esse é um dos assuntos mais comentados da internet e várias montagens já foram feitas. A mais famosa, que consagrou o meme, é a dos ratinhos vestidos como membros do alto clero.
O grupo Era lançou Ameno em 1997 e conseguiu diferenciar do que era produzido naquela época por causa da participação de um coral muito famoso da Bélgica e na Alemanha.
Juntos, eles criaram um tom de música sagrada, quase medieval, que dá um toque especial à canção.
Quanto ao significado da expressão, repetida várias vezes ao longo da letra, ela não apresenta uma tradução exata, apenas algumas especulações. Dori me significa algo como minha dor e ameno seria ameniza.
A canção é um pedido de socorro de alguém que está sofrendo muito e precisa de ajuda para amenizar a dor (nada a ver com as zoações na rede mundial).
O meme começou em 2014 quando um streamer americano começou a fazer suas transmissões de jogos online com a música Ameno de trilha sonora.
Naquela época o público do gamer já começou a achar as expressões engraçadas, então eles sempre comentavam trechos da canção nas transmissões (vejo muito no CS:GO geral ficar zoando).
Pouco tempo depois, o meme saiu do mundo gamer para invadir a internet de maneira geral. Ele surgiu primeiro em uma montagem com o personagem Patrick, do desenho Bob Esponja.
Mas aqui no Brazil (com "Z" pra ficar mais 'chique'), ele ficou famoso mesmo após a montagem com os ratinhos vestidos de bispos, fazendo referência à sonoridade sagrada da canção.
Recentemente, a música ganhou até um jogo! Tales Of Dorime: Ameno’s Recue foi criado por Daniel Andrade e Vitor Sousa, estudantes da UNIRIO.
O jogo tem o formato metroidvania, no qual o personagem vai percorrendo o caminho em uma linha reta e precisa ir desviando dos obstáculos para alcançar um destino final.
A internet é um organismo vivo, que muda, evolui e reage a eventos em tempo-real. Com o constante desenvolvimento da tecnologia, bastou piscar para deixar passar a Era de Ouro do último grande fenômeno digital.
Antes de começarmos com este guia de “tudo o que você sempre quis saber sobre memes, mas tinha vergonha de perguntar”, precisamos esclarecer como se pronuncia essa palavrinha, não é mesmo? O termo “meme” foi cunhado para ser usado em paralelo ao termo biológico “gene” (sim, por incrível que pareça, há uma origem científica!), então são palavras pronunciadas de forma similar – meme rima com gene.
Claro, há a vontade de seguir a pronúncia inglesa (mimi) ou até de rimar com “bebê” (memê), mas é preciso ser forte e resistir.
O “meme” original era um termo cunhado por Richard Dawkins para descrever a maneira como informações e tendências culturais se propagam. No entanto, a não ser que você esteja lendo este artigo em uma faculdade de sociologia (se estiver, tudo bem), sempre que alguém usa a palavra “meme”, está se referindo a uma imagem engraçadinha ou um vídeo divertido que foi compartilhado nas redes sociais. Em geral, quando falamos em “meme”, estamos nos referindo ao “meme da internet”, uma subcategoria do conceito geral de memes.
Os memes de internet mais comuns são imagens macro – fotos com uma legenda na fonte Impact, em negrito. O texto geralmente é bem-humorado, ou sarcástico – ou ambos.
Além deste formato básico, memes também podem ser vídeos, GIFs, ditados, eventos ou quaisquer outras coisas que possam ser copiadas ou levemente alteradas para viralizar na internet.
Se você chegou até aqui, é porque já entendeu o que são memes. A próxima questão é: por quê tanta gente está usando memes diariamente pelo mundo? Em resumo, os memes são as “piadinhas internas” da internet. Eles transmitem sensações de familiaridade, relevância e pertencimento a algo maior. O conhecimento inútil que você acumulou ao longo de todos esses anos assistindo televisão e usando as redes sociais agora permite que você entenda e ache graça dessa piada. Esse é o segredo que eleva os memes de piadas a conteúdo viral.
Há ainda outras razões para os memes serem o tipo de conteúdo preferidos do público das redes sociais:
- Atraem facilmente a atenção;
- Permitem a expressão de ideias complexas através de um conceito simples, baseado no contexto, na origem e no uso frequente de cada tipo de meme;
- Têm potencial para viralizar;
- Levam suas ideias criativas a um patamar superior de humor;
- São fáceis de serem criados e muito divertidos.
É vital entender o contexto do conteúdo que está sendo compartilhado, e saber como aproveitar seu significado. O melhor conselho é passar um tempinho observando o que seus amigos estão publicando no nosso velho conhecido Facebook, e então começar a publicar seu conteúdo aos poucos. Você também pode ir mais a fundo no Know Your Meme – o site que cataloga os memes da internet e funciona como a fonte de conhecimento sobre sua origem. Você pode olhar os memes mais famosos e seus usos mais comuns.
Poderíamos continuar infinitamente com uma descrição detalhadas do uso e do funcionamento dos memes, mas tem vezes que é mais fácil ver as coisas funcionando para entendê-las melhor. Veja abaixo 7 clássicos exemplos de memes engraçados e populares:
1. Bad Luck Brian – O azarado
A mão no mouse chega treme para criar seus próprios memes, não é? A boa notícia é que nem precisa acordar cedo! Criar os memes é fácil como café na cama e há diversos sites que fazem isso por você, tudo grátis e fácil – e não precisa instalar nada no seu computador! Nem precisa perder tempo escolhendo a fonte e centralizando o texto – tudo isso já é feito automaticamente. E para você não se cansar procurando no Google. Confira algumas ferramentas que você pode experimentar:
- imgur.com/memegen – O criador de memes do Imgur, a grande plataforma gratuita de hospedagem de imagens. Simples e direto;
- https://imgflip.com/memegenerator – Rápido, simples, fácil de usar. Permite a criação de memes “privados”, para o usuário salvar em seu computador sem necessidade de publicar se não desejar.
Pronto para fazer todo mundo rachar de rir?
Ler mais
Para receber novidades e promoções, inscreva-se em nosso portal.